Resumo: Artigo 35892
O movimento da matemática moderna: uma rede internacional científica-pedagógica no período da Guerra Fria (1, 83, 97)
André Luis Mattedi Dias, Universidade Estadual de Feira de Santana, Brazil.
Apresentação: Wednesday, May 29, 2008 3:45PM - 5:45PM sala 202 - UNIRIO VII ESOCITE - Sessão 43 - Chair: Hebe Vessuri
Abstract.
O MOVIMENTO MATEMÁTICA MODERNA pode ser analisado por um lado como uma série de iniciativas educacionais e pedagógicas para reforma do ensino escolar da matemática que congregou autoridades educacionais, matemáticos e educadores de diversos países, notadamente nos EUA e na Europa, mas também na América Latina, entre os anos 1950 e 1980. Por outro lado, pode ser analisado como uma tentativa corporativa e profissional dos matemáticos, liderados União Internacional de Matemáticos- Comitê Internacional para a Instrução Matemática, para institucionalizar nos currículos escolares americanos e europeus a matemática moderna, isto é, certos conhecimentos e padrões "modernos" de produção de conhecimento matemático institucionalizados entre os matemáticos desde o século XIX. Pode também ser analisada como um aspecto do ramo matemático da rede internacional de comércio científico retomada e incentivada por organismos como a UNESCO, a OEA e a OCDE após a II Guerra Mundial no contexto da Guerra Fria, segundo os interesses, razões e motivos expansionistas e estratégicos do bloco capitalista encabeçado pelos EUA. Essas são apenas três importantes dimensões que podem ser destacadas na análise histórica do MOVIMENTO MATEMÁTICA MODERNA. A abordagem da história cultural da educação e do ensino, buscando as formas locais de apropriação da matemática moderna em escolas brasileiras, relacionando-as com as propostas e orientações do movimento internacional promete resultados satisfatórios sobre a primeira dimensão referida; uma abordagem da história da matemática que investigam a institucionalização da matemática moderna em diversos ambientes culturais e profissionais, destacando diversos tipos de atores, particularmente as escolas e seus professores, enfocaria a segunda dimensão; a história política internacional, indagando sobre as relações dos intelectuais e das redes de intercâmbio científico na expansão do capitalismo imperialista norte-americano na América Latina, poderia trazer questões e problemas sobre a terceira dimensão destacada. Todavia, essas abordagens tomadas isoladamente resultariam numa visão reduzida do MOVIMENTO MATEMÁTICA MODERNA, razão pela qual devem ser articuladas num quadro teórico-metodológico apropriado que permita uma visão mais rica e ampliada do mesmo. Todavia, se é verdade que os estudos "science and empires" têm apresentados muitos resultados sobre a internacionalização/mundialização e institucionalização das ciências modernas de raízes européias em diversos contextos sócio-culturais nos contextos do colonialismo, também é verdade que ainda não temos um quadro de referência análogo para os estudos históricos sobre essa mesma temática nos contextos pós-colonialistas do pós-guerra ou da Guerra Fria, período no qual se situa o MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA.